Trabalhadores da Cemig fecham viaduto Santa Tereza em protesto

Trabalhadores da Cemig fecham viaduto Santa Tereza em protesto



Demissões de trabalhadores causam indignação nos eletricitários



Eletricitários da Cemig voltaram a cruzar os braços nesta quarta-feira, desta vez em protesto contra as demissões de quatro técnicos da empresa. Pela manhã, os trabalhadores se concentraram em frente à Unidade da Itambé, no Bairro Floresta. Por volta das 12h, a categoria deu início a uma passeata na altura do viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte. O trânsito de veículos ficou impedido por alguns minutos e segue com lentidão, já que os trabalhadores ocupam a Avenida Assis Chateaubriand, no Bairro Floresta.

De acordo com o sindicato que representa a categoria, o Sindieletro-MG, a Cemig anunciou nessa terça-feira a demissão de três eletricitários lotados na Unidade Itambé. Os trabalhadores, que têm de 21 a 29 anos de Cemig, eram membros da Comissão Interna de Prevenção Acidentes (Cipa), eleitos legitimamente. Pela legislação (Norma Regulamentadora 5), os três têm estabilidade no emprego. Ainda segundo o sindicato, no último dia 1º, o técnico de segurança no trabalho mais antigo da empresa foi demitido, sem qualquer justificativa da empresa.


Para os representantes dos trabalhadores, mais do que perseguições, as demissões são um atentado à política de saúde e segurança da Cemig, já que os quatro técnicos defendem a preservação da vida na empresa.

A Cemig informou por meio de sua assessoria de imprensa que não vai se manifestar sobre as reivindicações dos eletricitários. A empresa também informou que apesar da paralisação, o atendimento ao consumidor, em especial ao serviço de leitura em medidores de energia não está prejudicado.

(Extraído do Portal Uai)

Comentários