Jornalismo 'surreal' da Globo promove mais um capítulo esdrúxulo

Jornalismo 'surreal' da Globo promove mais um capítulo esdrúxulo


Por: Raoni Scandiuzzi, Rede Brasil Atual

A equipe de produção da Rádio Globo, encabeçada pelo apresentador Antônio Carlos, promoveu um episódio, no mínimo, bizarro no programa "Vamos Acordar". A emissora anunciou uma entrevista com a blogueira Letícia Fernandez, que mantém uma página na internet sobre sexo casual – de forma leve e numa perspectiva feminina. Mas quem entrou no ar foi uma outra mulher se passando pela blogueira.

A falsa Letícia respondeu de forma até constrangedora às perguntas de gosto para lá de duvidoso proferidas pelo âncora do programa. O áudio da entrevista pode ser ouvido aqui. A trama só foi desmascarada pela verdadeira dona do blog, em seu espaço virtual.

Letícia Fernandez tem 30 anos e se viu em meio a uma polêmica sobre seu blog. Ele traz posts diários sobre sexo sem compromisso, de forma aberta e natural, sem se preocupar com moralismos. Ela admite que pratica sexo casual e diverte-se com um "objetivo", o de atingir a marca de 100 parceiros sexuais até o fim do ano. A meta não é o principal, mas sim a forma de lidar com o tema.

Após a trapalhada promovida pela Rádio Globo, Letícia publicou um texto intitulado de “Falta de ética no 'jornalismo'”. Ela diz que nunca foi procurada pela emissora, e acusa a Globo de escolher mentir para seus ouvintes, classificando o fato como "surreal".

Desmentido publicado, a Rádio Globo retirou o áudio da entrevista de seu site e informou que a produção da emissora havia sido “ludibriada por uma impostora”. Ainda ofereceu a possibilidade de um espaço na programação da rádio para “dar voz à verdadeira Letícia Fernandez”. A blogueira publicou a retratação da Globo em um texto com o título: “Você acredita em Papai Noel?”

No blog, há um e-mail para contato posicionado de modo bem visível aos visitantes. Em vez de recorrer ao contato eletrônico, a Rádio Globo preferiu o longo caminho de procurar "uma rádio do Nordeste" – como se existissem poucas emissoras na região – para solicitar o contato de Letícia. Após receber o telefone de Adriana, uma suposta assessora de imprensa da blogueira, a emissora marcou a entrevista.

Antes do episódio, uma reportagem publicada pelo G1, portal do grupo Globo, havia taxado Letícia como a "nova Bruna Surfistinha", uma garota de programa que decidiu, no início dos anos 2000, narrar seu dia-dia em um blog.

Comentários