Sindicalistas protestam: Quatro Mortes na CEMIG só no primeiro bimestre de 2011

Sindicalistas protestam: Quatro Mortes na CEMIG só no primeiro bimestre de 2011 - 3/3/2011


Apesar da chuva, na manhã desta quinta-feira, 03 de Março, populares, autoridades, sindicalistas e funcionários da CEMIG reuniram-se para uma manifestação em frente à portaria da empresa, no centro de Ipatinga.

O SINDIELETRO - Regional Vale do Aço organizou o protesto para repudiar e denunciar os sucessivos acidentes fatais envolvendo trabalhadores terceirizados da Cemig e cobrar da direção da empresa o fim das terceirizações das atividades-fim.

Lamentavelmente, os dois primeiros meses de 2011 ficaram marcados por quatro mortes de trabalhadores terceirizados da CEMIG. A ocorrência mais recente vitimou dois trabalhadores da empreiteira Engele, prestadora de serviço de remoção de postes da Cemig em Ipatinga, João Monlevade e Itabira, na tarde da segunda-feira (28), na região rural de Santana do Paraíso.

O sindicato atribui a série de acidentes ao processo de terceirização, adotado pela CEMIG.

Segundo Marco Tulio, diretor do SINDELETRO-MG e presidente da CUT-Regional Vale do Aço, o governo de Minas reduziu drasticamente o número de empregados e terceirizou muitos serviços.

“As consequencias são mais acidentes, mais mutilações e mais mortes dentro da empresa. Do lado de fora, é a população que sofre com a queda na qualidade dos serviços. Os mineiros pagam tarifas altas e estão com atendimento cada vez mais precário”. Protestou.

O vereador Agnaldo Bicalho participou da manifestação e abordou quanto ao risco de morte a que são sujeitados os funcionários terceirizados.

“Esses funcionários são obrigados a trabalhar com a “linha viva”, a energia não é suspensa para a execução do serviço. E ainda precisam cumprir metas, o que acaba gerando uma enorme pressão psicológica”. Completou.

Participaram ainda da manifestação o vereador petista de Coronel Fabriciano Marcos da luz, representantes do METASITA e do SINTISERPI

(Extraído do site www.agnaldobicalho.com.br)

Comentários