Festa da democracia

A Festa de Posse da Presidenta Dilma foi muito bonita. Carregada de simbolismo, de emoção e de prestígio, não teve o mesmo ardor emotivo que a de Lula em 2003, mas demonstrou uma Dilma muito emocionada e um povo esperançoso.
A chuva atrapalhou um pouco e acredito que o rigor na segurança, tenha distanciado o povo da presidenta. Os dois discursos que Dilma fez, um no Congresso e outro no parlatório do Palácio do Planalto, demonstrou aquilo que se viu na campanha, continuidade do projeto vitorioso, liderado por Lula, mas a pontuação de destaques importantes e que serão priorizados nessa nova gestão, saúde, segurança, combate à fome e educação.
O que me impressionou mais ainda, foi a demontração feita pela própria Dilma, do valor simbólico, histórico e político da primeira mulher presidente do Brasil. Outro ponto, no discurso que emocionou a muita gente, quando a companheira fez referências do tempo difícil que foi o período da Ditadura e quando mencionou que governaria para todos brasileiros e brasileiras. Nesse episódio, entendi a magnitude de seu gesto, pois a campanha, principalmente liderada por José Serra foi muito baixa e apelativa contra Dilma.
Em relação ao prestígio do evento, representações de mais de 130 países, com 23 chefes de estado ou governo, notou-se que o Brasil vai muito bem lá fora. O interessante foi perceber a animosidade que Dilma e Hilary Clinton se cumprimentaram e o que foi mais inusitado, Chavez cumprimentado a nossa presidenta logo após Hilary.
Mas o mais emocionante para mim, foi quando Lula desceu a rampa, já como ex-presidente, literalmente, desceu para os braços do povo, parecia a cena de Vampeta quando fomos penta-campeões em 2002, rolando em cambalhotas pela rampa do Planalto. À noite, Lula foi recebido por uma multidão em São Bernardo do Campo, retornando à sua origem,onde tudo começou.
Dilma, estamos torcendo por você e Lula, obrigado por tudo.

Marcos Túlio

Comentários

  1. Dilma é a primeira presidenta do Brasil e tem a responsábilidade de dar continuidade ao legado de Lula, o presidente do povo.

    Fábio Junio

    ResponderExcluir

Postar um comentário