30 anos de PT em MG

30 anos de PT

A primeira executiva do PT dá uma idéia de quem fundou o partido. O presidente era Ignácio Hernandez, ex-padre operário, metalúrgico. Os dois vices eram os lendários Joaquim de Oliveira (metalúrgico, afastado do Sindicato após históricas greves de 68) e Milton Freitas (marceneiro). O secretário-geral era o sociólogo e professor João Batista Mares Guia, em 1982 eleito deputado estadual, militante da resistência. O secretário era o economista Aluísio Marques, da DS, tendência hegemônica até 1983. O tesoureiro era Elcio Reis, advogado. Vogais: Helena Greco e Apolo Lisboa; ela liderança da lula pela Anistia, ele, médico, militante histórico, chegado do exílio. Suplentes: Alcides Oliveira (ex presidente do Sindicato dos Marceneiros), Beatriz Lima, o professor José Antônio Lage, o economista Duda Albuquerque, o veterinário Jardel Lopes e o eletricitário José Antônio de Souza. (Joaquim Milton, Alcides e Zé Antônio já falecidos, foram aqui homenageados)

Duas observações: só tinham duas mulheres porque ainda não existia a cota de 30%. Só na direção seguinte serão incorporados militantes da esquerda cristã.

Como se pode observar, o predomínio era de trabalhadores (metalúrgicos, marceneiros, eletricitários, professores) e de militantes da esquerda que enfrentaram a ditadura.
(Extraído do Blog do Nilmário Miranda)

Comentários