Brasil solidário ao Haiti


Por Fábio Junio

Os desastres naturais são destaque na mídia nacional e mundial em 2010. Após o deslizamento de terra que deixou pelo menos 30 mortos na região de Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro, a mobilização agora gira em torno dos fortes tremores de terra que atingiram o Haiti.

Segundo a Cruz Vermelha do país caribenho, estima-se que cerca de 50 mil pessoas podem ter morrido no desastre que devastou a capital Porto Príncipe. Outras três milhões de pessoas estão feridas ou desabrigadas, conforme informou a BBC Brasil.

O governo brasileiro que chefia missão de paz no Haiti, também coordena a ajuda humanitária junto com EUA e França. O presidente americano Barack Obama anunciou recursos de US$ 100 milhões para acelerar as buscas. O Brasil, por sua vez, enviou dois aviões Hércules C-130 que partiram da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, transportando 46 militares da área de saúde para atuar no hospital de campanha que a Aeronáutica montará em Porto Príncipe.

Recentemente o mundo discutiu na Dinamarca questões a respeito do aquecimento global. No entanto, acho necessário promover uma discussão em nível mundial que crie medidas de ação imediata em casos de desastres, como os ocorridos no Haiti e Angra dos Reis.

Comentários

Postar um comentário