IPEA

Ipea e Câmara dos Deputados promovem debate sobre a crise
(16/11/2009 - 17:36)


Especialistas discutirão em seminário a re-regulamentação do sistema financeiro mundial e a situação do Brasil

Os efeitos da crise financeira internacional que começou em 2008 nos países mais ricos do mundo e vem abalando o desenvolvimento de todas as nações do planeta serão debatidos na terça-feira, dia 17, das 8h às 17h, no auditório da TV Câmara dos Deputados por especialistas nacionais e internacionais durante o seminário Desdobramento da Crise Financeira Global. As vagas são limitadas, e as inscrições estão abertas pelo e-mail eventos@ipea.gov.br. Mais informações pelo telefone (61) 3315-5180.

Promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelas comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, o seminário terá em sua abertura a presença, entre outras autoridades, do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, do ministro da Fazenda, Guido Mantega, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e dos presidentes das respectivas comissões parlamentares, deputados Vignatti (PT-SC) e Edmison Valentim (PCdoB-RJ).

O tema A crise e a re-regulamentação do sistema financeiro, que vem sendo amplamente debatido e continua sem consenso entre as lideranças governamentais e econômicas mundiais, contará com palestra de John C. Robertson, vice-presidente do Federal Reserve Bank of Atlanta (FED, Banco Central), dos Estados Unidos, país que ocupou o epicentro da crise. Fazem parte da mesa de Robertson o economista brasileiro e diretor-executivo no Fundo Monetário Internacional (FMI) Paulo Nogueira Batista, e o chefe do Departamento de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil, Sérgio Odilon dos Anjos.

À tarde, a partir das 14h, o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, discutirá o tema As respostas do Brasil à crise financeira e econômica internacional, com uma mesa composta pelo chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Carlos Thadeu de Freitas Gomes, o deputado Armando de Queiroz Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional da Industria (CNI), o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e Maria Fernanda Ramos Coelho, presidente da Caixa Econômica Federal.

O debate de encerramento do evento está previsto para as 17h.

Comentários