Conferência Metropolitana de Comunicação

CUT Vale do Aço puxa debate sobre comunicação

por Diário Popular

07/10/2009 00:00

IPATINGA - Lideranças de diversos sindicatos da região estiveram ontem em um encontro promovido pela CUT Vale do Aço no intuito de organizar a 1ª Conferência Regional de Comunicação. O evento é etapa para as conferências estadual e nacional, e pretende discutir o papel social dos veículos de comunicação, além de questionar a grande concentração desse setor, atualmente, no país. A realização da conferência está prevista para o dia 21 de outubro, no auditório Padres do Trabalho, dentro do Campus do UnilesteMG em Coronel Fabriciano.
Representante da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), Heitor Reis, orientou os sindicalistas a respeito da atual conjuntura da mídia no país. Ele, que também é integrante do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, se opõe ao poder concentrado em poucos conglomerados de mídia, em especial as Organizações Globo - da família Marinho.
"Com tanta influência sobre a opinião pública, eles são capazes de manipular o resultado de eleições, eleger e depor presidentes, além de ditar padrões de comportamento e consumo à população brasileira", avalia. Para Heitor, a questão não é cancelar concessões e retomar para o Estado os veículos de comunicação, mas exigir que as empresas, como prestadoras de um serviço público, exerçam seu papel de abrir o devido espaço aos diversos setores envolvidos nos debates de importância para a sociedade.
"O poder de influência dos proprietários destes grandes conglomerados de comunicação é tamanho que até mesmo o Governo Lula, que se comprometeu em janeiro a realizar a Conferência Nacional de Comunicação, tem enfrentado grandes dificuldades na organização do evento. A própria proporção de delegados é absolutamente injusta: 40% para empresários, 40% para os movimentos sociais e 20% para o governo", exemplificou Reis.
"A Conferência de Comunicação é uma grande conquista do povo brasileiro, fruto de um processo de luta. É importante trazer este debate para a região, em um fórum onde toda a sociedade possa participar", destacou Marcos Túlio, presidente da CUT Vale do Aço. Também compareceram representantes dos sindicatos Sinttrocel, Sintserpi, Sind-UTE, Sindeletro, Metasita e Sinsep (Timóteo), entre outros.
A Conferência Nacional de Comunicação será realizada nos dias 1º, 02 e 03 de dezembro, e mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no site www.proconferencia.org.br (Robson Almeida)

Comentários

  1. A realização de uma conferencia de comunicação no Vale do Aço é um grande avanço para os profissionais do setor em nossa região. Não existe aqui, um sindicato oficial que defenda os direitos da categoria. Com esse cenário, os “patrões da comunicação” fazem o que querem e pagam baixos salários, quando pagam.
    Conferencia Já!!!

    Fábio Junio
    Jornalista

    ResponderExcluir

Postar um comentário