Leite Derramado


“A visão que o autor nos oferece da sociedade brasileira é extremamente pessimista: compadrios, preconceitos de classe e de raça, machismo, oportunismo, corrupção, destruição da natureza, delinquência.A saga familiar marcada pela decadência é um gênero consagrado no romance ocidental moderno.”

Essa é uma percepção extraída do Livro Leite derramado, Chico Buarque (2009). Histórias de nossas vidas que se apagam com o passar dos anos. Ideais que deixamos de trilhar, lutas que deixamos de ganhar ou conquistas que esquecemos de lembrar.


A obra é um convite à reflexão dos tempos modernos. Como lembra José Castello, O Globo. “Leite derramado é o mais hábil e inspirado romance que [Chico Buarque] já escreveu (…). A qualidade de Leite derramado — um dos mais importantes romances lançados no país nesta primeira década do século XXI — desmonta, de vez, as superstições e preconceitos que deformam sua figura de escritor. Chico não é só um músico de sucesso que faz literatura. Ele está entre os grandes narradores brasileiros contemporâneos (…). Leite derramado despeja sobre o leitor, é verdade, uma profunda tristeza. Mas é uma tristeza fértil, que nos ajuda a matizar os grandes atos da história.”

Boa leitura!

Comentários