Aniversário

CUT COMPLETA 26 ANOS DE FUNDAÇÃO



A Central Única dos Trabalhadores completa no dia 28 de agosto, 26 anos de fundação. Fundada em 1983, nasceu do desejo dos trabalhadores brasileiros em se organizarem numa central livre e autônoma, independente de partidos políticos e de governos. Além desses princípios de liberdade e autonomia, a CUT sempre defendeu que a democracia, a organização no local de trabalho, a solidariedade entre os trabalhadores do campo e da cidade, do setor público e do setor privado, são elementos basilares da construção de uma sociedade menos desigual.
Nasceu da luta contra o arrocho salarial imposta na Ditadura Militar e da luta contra o próprio regime, a CUT atravessou esse rico momento da história brasileira participando das principais ações de organização da sociedade nestas quase 03 décadas de organização. Vencer a Ditadura, ajudar a construir a nova Constituição, ajudar na queda do Collor, lutar contra o Neo-Liberalismo da década de 90 e, principalmente, ver um de seus fundadores, tornar-se Presidente da República.
No Vale do Aço, a Direção Regional tomou posse recentemente e a nova diretoria tem algumas ações que são consideradas estratégicas para o próximo triênio, podendo destacar, o fortalecimento da organização sindical, a formação e a comunicação como estratégicos na disputa da hegemonia na sociedade, além do fortalecimento da organização de trabalhadores considerados vulneráveis na sociedade, tais como, a mulher, o negro, o jovem, além de uma atuação mais consistente nas áreas de saúde do trabalhador e do meio ambiente.
Outro ponto estratégico para a Central Única dos Trabalhadores é o debate para as eleições de 2010. A CUT entende que é necessário construir um novo modelo de Estado, mais democrático e participativo, transparente nas suas decisões, um Estado que promova de forma permanente a inclusão social, por isso, a Central entregará aos candidatos a cargos executivos em 2010 a sua Plataforma Democrática para o Desenvolvimento. Consiste num programa que servirá de diálogo nos debates das eleições e subsídios para programas de governos que terão no desenvolvimento social com distribuição de renda, a meta principal.

Marcos Túlio

Comentários