AVALIAÇÃO ATUARIAL - Conceitos

AVALIAÇÃO ATUARIAL - Conceitos

A avaliação atuarial é o estudo técnico no qual o atuário mensura os recursos (patrimônio) necessários para a cobertura dos benefícios oferecidos pelo Plano de Benefícios. Ela é elaborada a partir de dados estatísticos da população coberta pelo Plano, como a taxa de mortalidade, taxa de sobrevida após a aposentadoria, taxa de invalidez por doenças e por acidentes, taxa de retorno esperada para os investimentos, entre outras.
Trata-se de um estudo de natureza técnica, onde se definirá de forma coerente e adequada, os recursos financeiros necessários para garantir o pagamento dos benefícios previdenciários É a avaliação atuarial que fixará as alíquotas de contribuição previdenciária que deverão ser cumpridas pelos entes patrocinadores e pelos segurados e seus dependentes.
tuarial tem como objetivo principal dimensionar.
Conforme o tópico 54 do Guia Previc de Melhores Práticas de Gestão, há uma responsabilidade direta dos gestores, no processo de avaliação atuarial. Diretores e membros dos conselhos deliberativos e fiscais, visando o adequado cumprimento de seus papéis, devem assumir a importante tarefa de controlar os diversos assuntos que envolvam a avaliação e a gestão do passivo previdenciário.
Além do Relatório de Avaliação Atuarial, também está previsto o cadastramento do DRAA - Demonstrativo de Resultado da Avaliação Atuarial que descreve detalhadamente a massa de dados utilizados na avaliação, projeções atuariais detalhadas do fluxo de receitas e despesas e uma análise de sensibilidade, apresentando os resultados atuariais considerando a variação das principais premissas e hipóteses utilizadas.
(Fonte: Guia Previc de Melhores Práticas de Gestão)
Marcos Túlio

Comentários