Prestação de contas da Forluz foi um sucesso

Prestação de contas da Forluz foi um sucesso

19/5/2011 17:00

Participantes ativos e assistidos da Forluz se reuniram ontem, 18 de maio, para assistir ao evento anual de prestação de contas da Fundação, realizado no auditório do edifício sede da Cemig.

O evento foi aberto pelo diretor do Conselho Deliberativo, Sérgio Belisário, que deu as boas vindas e falou sobre a importância do encontro. Em seguida, o diretor de Relações com Participantes, Wilian Vagner falou sobre as atribuições da DRP e apresentou as principais realizações da diretoria durante o ano de 2010. Wilian destacou a crescente procura dos participantes pela modalidade de empréstimo especial e a importância da educação financeira. Ainda segundo ele, os participantes precisam participar mais dos eventos promovidos pela Forluz, que através do programa Para Viver Melhor, tem buscado orientar sobre educação previdenciária e financeira.

Em seguida, o presidente da Forluz, Fernando Alves Pimenta, destacou a importância da separação das atividades de previdência e saúde. Segundo ele, hoje os participantes podem contar com a solidez da Forluz no segmento de previdência e a força da Cemig Saúde, como o maior plano de saúde de Minas Gerais. Fernando destacou o encerramento do plano BD e a eleição dos representantes dos participantes nos conselhos e diretoria, que transcorreu em clima de absoluta calma e democracia. Falou ainda sobre as regras existentes de distribuição do superávit e sobre a da carteira de imóveis onde se destaca a construção do novo empreendimento da Forluz.

Outra apresentação importante foi a do gerente de Gestão e de Portfólio, Rodrigo Barata, que falou sobre a ferramenta ALM que auxilia na gestão dos ativos e passivos de um fundo de pensão. Destacou também, a rentabilidade dos planos A e B e a nova modalidade MAT Temporária em Valor Variável (percentual do saldo de contas). Rodrigo alertou aos participantes que optarem por essa modalidade que façam sua opção anualmente acompanhando o resultado real dos investimentos para que não haja depreciação da sua reserva. Nesse caso, o risco seria do rendimento deste ano ser inferior ao ano anterior, fazendo com que o participante gaste parte de sua reserva.

Para o painel de Educação Previdenciária e Financeira, o consultor financeiro e pessoal, Rogério Olegário orientou o público sobre como planejar um orçamento familiar e sobre como livrar-se das dívidas.

O empregado da Cemig, Alexandre Afonso Oliveira, chamou a atenção para necessidade de todo participantes se conscientizarem da importância desse tipo de evento. Segundo ele, todos os temas apresentados foram importantes no sentido de aumentar o nível de conhecimento sobre a fundação e sobre a forma como devemos nos portar em relação a evolução do patrimônio de cada um. “Acredito na necessidade de reafirmamos sempre os conceitos de educação previdenciária e cuidados na gestão de nossa vida financeira”, afirmou Alexandre.
(Extraído do site da Forluz)

Comentários