Procurei “Lula o Filho do Brasil” e descobri o “ABC da Greve”


Por Fábio Junio

Infelizmente não tive oportunidade em ir aos cinemas assistir o filme “Lula o Filho do Brasil”. Porém, acompanhei a repercussão da estréia pela mídia para saber o ponto de vista dos críticos. As informações serviram para aumentar minha curiosidade, e, a vontade de ter mais informações sobre a história do líder sindical brasileiro que saiu do chão de fábrica e chegou a Presidência da República.

Então, como alternativa busquei o filme na internet para “baixar”. Foi aí que tive uma enorme surpresa.

Encontrei o documentário “ABC da Greve” (1979/90) de Leon Hirszman. Trata-se de um documentário que foi concluído apenas após a morte do diretor, mas que permeia com uma clareza incrível os acontecimentos e articulações políticas que ocorreram durante os movimentos sindicais do ABC paulista nos anos 80. Uma obra que se funde com a história do Brasil moderno e que certamente vai nos inspirar para o debate.

Sinopse: O filme cobre os acontecimentos na região do ABC paulista, acompanhando a trajetória do movimento de 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter êxito em suas reivindicações, decidem-se pela greve, afrontando o governo militar. Este responde com uma intervenção no sindicato da categoria. Mobilizando numeroso contingente policial, o governo inicia uma grande operação de repressão. Sem espaço para realizar suas assembléias, os trabalhadores são acolhidos pela igreja. Passados 45 dias, patrões e empregados chegam a um acordo. Mas o movimento sindical nunca mais foi o mesmo.

Fonte de apoio: http://cinepuc-doc.blogspot.com/

Comentários

Postar um comentário