Gestão Pública e Democrática

GESTÃO PÚBLICA E DEMOCRÁTICA


Com esse título, iniciamos um projeto no Vale do Aço de grande importância para os trabalhadores e para a sociedade como um todo, ao entregar, um documento que serviu de compromisso dos candidatos a prefeito da região nas Eleições de 2008.
Momento rico e de grande debate, essa carta compromisso entregue na 1ª quinzena de julho e assinada por 18 dos 25 candidatos das 07 principais cidades do nosso Vale do Aço, veio para marcar a história política do Vale. Essa região que tem uma importância enorme seja do ponto de vista econômico, seja da participação social e que tem em suas entranhas, a luta por uma sociedade melhor.
Esse trabalho é fruto de debate da última plenária da CUT Regional realizada em junho desse ano e que tirou como ação, uma intervenção ativa nas eleições municipais de 2008. Claro que mantendo nossa autonomia em relação a partidos políticos e governos, mas com um propósito de contribuir no debate eleitoral. Entendemos que eleição é espaço de discussão de projetos e não de disputas pessoais e a população de cada cidade tem que participar do projeto de construção de cidades cada vez melhores para se viver, mais acolhedoras, promotoras do desenvolvimento social.
Em bom momento também, a CUT Nacional lançou uma cartilha chamada Plataforma da Classe Trabalhadora para as Eleições 2008 a qual nos inspirou na construção de nosso documento. A CUT desde 2007 vem debatendo com a sociedade uma Jornada Nacional pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda e Valorização do Trabalho e essa Plataforma da Classe Trabalhadora é um desdobramento da Jornada pelo Desenvolvimento.
Entendemos que temas como a igualdade, distribuição de renda, inclusão social, valorização do trabalho, democracia e participação popular fazem parte das demandas dos trabalhadores nestas eleições. Um outro assunto muito importante e geralmente esquecido pelas administrações municipais é a garantia do direito de negociação no serviço público. É preciso que se estabeleça um espaço permanente de negociação, valorizando o papel negocial no serviço público, privilegiando o respeito com os trabalhadores e trabalhadoras e a valorização do servidor para prestação de um melhor serviço para a sociedade.
Também, foi com grande satisfação que muitos candidatos irão incluir em seus programas de governo, essas demandas dos trabalhadores. Agora, todos os candidatos que assumiram o compromisso com a CUT sabem, essa Carta Compromisso será registrada em cartório e teremos um instrumento importante de cobrança de melhores políticas públicas para as cidades.
Que tenhamos eleições verdadeiramente democráticas e tais sejam um verdadeiro espaço de debate para uma melhor cidade, com desenvolvimento social e qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras.

Um abraço,
Marcos Túlio Silva

Comentários